maio 17, 2022

Rock Blues Brasil

Aqui você fica sabendo de tudo que acontece no cenário independente mundial!

Counterstep for Glory lançou novo single hoje

A dupla Artur Vellucci e Luís Fregonezi lançou em julho de 2020 o projeto Counterstep for Glory ou apenas “Counter”, como é carinhosamente chamada pelos fãs.

Eles acabam de lançar o single homônimo “Counterstep for Glory”.

“Essa música foi criada pensando em quantas situações precisamos superar para alcançarmos nossos objetivos. A personagem é tentada muitas vezes ao longo da música, que é dividida por 'cenas' e não tem o refrão cantado. A intenção é fazer o ouvinte pensar no que acabou de ouvir e até mesmo tomar decisões por conta própria sobre como agiria em determinadas situações. Mas no final da música, deixamos apenas uma escolha: cabeças batendo e muita energia.” – declarou Artur.

A banda é formada apenas por contrabaixo/voz e bateria. O desafio de produzir um som potente e completo sem a presença de guitarras, teclado (e nem nada que os valha), foi entendido como uma oportunidade de produzir músicas com uma sonoridade única e original.

Lançado durante a pandemia, o projeto está agora iniciando sua jornada em apresentações ao vivo, mas a dupla tem muita estrada com outros projetos. Na bagagem, os dois acumulam participações em grandes festivais, dividindo palco em shows de abertura para grandes nomes da música nacional (como Nando Reis no festival “Rock Rio Pardo” e CPM22 no festival Brazilian Bacon Day).

No final de 2021, inspirados por esses e outros grandes festivais, buscaram também fomentar sua cena local com a produção de eventos; isso se deu através da criação do Contra Music Festival.

O festival cujo nome remete ao rock e suas vertentes como um movimento de “contracultura” crítico e auto afirmativo, estimulador do pensamento independente, reflete o espírito desafiador dos músicos.

Na última edição do festival, 19 de março, a Counterstep for Glory teve a oportunidade de se apresentar ao lado de grandes nomes da cena, dentre elas a banda Black Pantera, que abrirá o palco Sunset no Rock in Rio em setembro. O evento teve grande repercussão na mídia escrita e televisiva da região, chegando a ser pauta do Jornal da EPTV na sexta-feira que antecedeu o evento).

As letras das músicas abordam temas que vão desde a filosofia existencial e nosso papel no universo, passando por temas ligados ao Meio ambiente até temas políticos e sociais atuais, sempre estimulando o pensamento crítico.

Paralelamente a isso, os músicos participam ainda de ações de plantio de mudas de árvores em sua cidade, objetivando o reflorestamento urbano. As ações são realizadas em conjunto com o projeto Arboreser. No projeto, os músicos participam de alguns plantios e fornecem mudas que cultivam por conta própria.

Counterstep for Glory é música, mas também é movimento. É ação. A energia dos palcos é o nosso combustível para buscar fazer mais e mais pela cena e pelos que vivem à nossa volta. Somos dois; mas já somos centenas e crescendo.