maio 17, 2022

Rock Blues Brasil

Aqui você fica sabendo de tudo que acontece no cenário independente mundial!

A cantora e compositora Suzi Mariana lançou o seu segundo EP: “Pagando o Preço”

A cantora e compositora brasileira, Suzi Mariana possui cerca de uma década de andanças musicais como artista independente. Alagoana, sua verve sonora passeia por diversas referências da música brasileira e internacional, tomando emprestado características do rock’n’roll, do blues, do folk e da MPB. De vocal intenso, sobre uma cama melódica de pegada roqueira e embluesada, Suzi desponta como uma das novas vozes do rock independente.

O EP abre com “Pensando Bem”, uma faixa essencialmente rock’n’roll, pungente em sua letra e arranjo. De acordo com Suzi, a escolha desta faixa para abrir o trabalho vem da intenção de “revelar logo de cara do que se trata ‘Pagando o Preço’. Mostramos que bebemos muito da fonte de grandes bandas de rock e blues dos anos 70 como Queen, Led Zeppelin, Rory Gallagher entre outros”, cita a compositora, que frisa o lado mais roqueiro deste EP, destoando do lançamento anterior, Suzi Mariana (2016), que se orientava mais pelo folk e o pop rock.

Vale destacar também a penúltima faixa, “O Ponto Final”, que vem mais introspectiva e com ares melancólicos. Essa movimentação dentro do EP, segundo Suzi, aconteceu justamente para pegar os ouvintes de surpresa. “Essa música foi composta no início do ano, primeiro veio a melodia e depois a letra veio com força na minha cabeça. Sempre gostei de músicas melancólicas, e essa traz um sentimento que estava bem guardado, ou melhor dizendo, bem ignorado e precisava sair”, ela conta.

“Pagando o Preço” foi um trabalho gestado em plena pandemia, feito a partir de encontros on-line e outros presenciais, num processo criativo que seria muito mais complexo se Suzi não estivesse rodeada de bons parceiros musicais, como o produtor musical Igor Gnomo.

“A confiança que o Igor deposita em meu trabalho, algo que é recíproco entre nós, possibilita muita abertura para elaborar nossas ideias e tirá-las do papel. Isso explica minha escolha para que ele venha fazendo a produção musical dos meus trabalhos autorais. Além disso, gosto do guitarrista que ele é. Sem demagogia (risos). Ele é meu guitarrista preferido. Eu simplesmente amo os arranjos que ele cria, gosto da forma como ele é atento em escolher os timbres que vai usar nas minhas canções. Trabalhar com ele nesse projeto e numa época tão difícil, deu ainda mais potência a esse EP”, explica Suzi. Além de Gnomo, a artista cita a colaboração de outros músicos integrantes de “Pagando o Preço”, nomes experientes e espalhados entre Alagoas, Sergipe e Bahia.

O EP contou com o apoio financeiro do governo de Alagoas pelo (edital Prêmio Zailton Sarmento), através da secretaria de Estado da Cultura via Lei Aldir Blanc Alagoas, direcionada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Curta “Pagando o Preço”, faixa que dá o nome ao EP.